sexta-feira, 20 de abril de 2012

RITO DE PASSAGEM: Cia do Ar inaugura suas instalações


Com lançamento de 'Cadastro Criativo' produtora 
cultural inaugura sede e disponibiliza banco de dados
integrando profissionais de toda a região serrana do RJ

Inauguração foi uma confraternização de amigos e parceiros

            Mais do que uma festa. Além de uma agradável recepção, em que amigos e parceiros tiveram oportunidade de se confraternizarem, ao som de boa música e diversidade artística.  Foi também uma noite genuinamente friburguense, que começou com a música (voz e violão) de Ney Velloso e brindou ainda os presentes com outras manifestações artísticas - exatamente para mostrar a diversidade cultural da cidade. Foi assim na última quinta-feira, 19, a inauguração das instalações da Cia d o Ar. ações em cultura, empresa do artista e empreendedor cultural, Arnaldo Luis Miranda, também comumente chamado "Ar", que recepcionou amigos, autoridades e parceiros, em clima festivo, marcando o que ele mesmo chamou de rito de passagem: o início de uma nova etapa da empresa que mantém há mais de dez anos na cidade, sempre apostando no potencial regional para a economia criativa.
A recepção aconteceu a partir das 19 horas, na sobreloja do Edifício Galeria Central, onde a Cia do Ar passa a funcionar: rua Doutor Ernesto Brasílio, 14/sl 201 (próximo ao antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, e onde funciona atualmente a Secretaria/Casa de Cultura).
Além de Ney Velloso (irmão do cantor também friburguense, Benito Di Paula); performance de Dalmo Latini, exposição (tela em acrílica ‘Chegada’, de Dirce Montechiari e fotografias de Regina Lo Bianco), o grupo instrumental Tocaz, abrilhantaram o evento.

Completo birô a serviço da arte-cultura na região

     Além de espaço voltado para a cultura, oferecendo um completo birô de serviços a artistas e profissionais do setor, a Cia do Ar. também vai disponibilizar um banco de dados dos profissionais da economia da cultura serrana. Trata-se do Cadastro Criativo, integrando informações de toda a região serrana do Rio de Janeiro.
     Desta forma, atores, atrizes e modelos de todas as idades; diretores de arte, editores de vídeo, cenógrafos, figurinistas, diretores de vídeo, operadores de luz, operadores de som direto, roteiristas, operadores de câmera; instrumentistas, arranjadores, vocalistas, editores de partituras (copistas); ilustradores, fotógrafos, programadores visuais (suporte impresso e virtual), bem como tradutores, revisores de texto; estúdios de áudio, estúdios de edição de vídeo, empresas de evento, buffets e empresas de iluminação estão sendo convocadas a se inscreverem no banco de dados da economia da cultura serrana, que estará disponível na página da empresa na web www.ciadoar.net [em construção].
   Assim, a Cia do Ar. poderá indicar nomes de profissionais a empresas e/ou outros profissionais em todo o País, que buscam recursos humanos e/ou serviços no setor da economia criativa. Da mesma forma, empresas que recrutam quaisquer um desses profissionais poderá contatar a Cia, também através do telefone 3066-2829 (falar com Tatiely) ou pelo e-mail: ciadoar.cultura@gmail.com.

Secretário destaca: “Nova Friburgo será a segunda cidade no Estado com todos os mecanismos de fomento cultural funcionando”

Beto Grillo (e), o secretário David Massena (Cultura) e Ar.

   Entre os presentes, coube ao secretário municipal de Cultura, jornalista David Massena (ainda acompanhado do subsecretário Beto Grillo) fazer um rápido pronunciamento abrindo a recepção. Falando de sua ligação com Arnaldo desde a adolescência de ambos, o secretário lembrou que o artista foi o fundador do grupo Teatro Amador do Colégio Anchieta (Taca) e mencionou ainda diversas outras de suas iniciativas ao longo dos últimos anos.
   Ao destacar o potencial da economia criativa, o secretário fez uma analogia com o centenário da indústria no município, comemorado este ano: “E é exatamente aí que percebemos o quanto a gente pratica esse conceito há muito tempo. Afinal, o que não representaram ao longo desses anos, as nossas indústrias, senão células de promoção da economia da cultura?”
     David destacou ainda o fato de estar na função de secretário de Cultura do Município coincidindo exatamente com a nova etapa da Cia do Ar. ao instalar sua sede e, ainda, exatamente próxima à Secretaria. Ele brincou que a empresa será uma extensão física de sua Pasta. Destacando ainda as conquistas do setor no município, o secretário mencionou a recente inclusão no Sistema Nacional de Cultura, o funcionamento do Conselho Municipal, cuja presidente Scheila Santiago também estava presente, e a operacionalização do Fundo Municipal de Cultura. David falou com satisfação que, muito em breve, Nova Friburgo será o segundo município do Estado (depois de Petrópolis) “com todos os mecanismos de apoio e fomento do setor em pleno funcionamento”.


Ney Velloso: voz e violão abriu as apresentação da noite tipicamente friburguense

      Antes da apresentação do grupo instrumental Tócaz, encerrando a noite, Arnaldo Miranda também falou, inicialmente agradecendo a presença de todos os amigos. O artista fez um rápido retrospecto de sua atuação e destacou que a sua empresa, a Cia do Ar, é o somatório de diversos fatores.
     Ao agradecer as diversas parcerias e apoios, obtidas em sua trajetória, ele citou o escritor russo Dostoiévsk (“Ninguém se salva sozinho”) para complementar, relacionando nomes de sua equipe, colaboradores e parceiros, aos quais classifica como pontas de sua estrela: além de sua própria família, os apoiadores Gigalink e Frigodário/Perdigão; a mídia em geral, MidStúdio (Tiquinho Santos e José Antonio Noronha, o Cebola); o escritório de contabilidade de Antonio Carlos Asth; o diretor de audiovisual Ilson Junior (Singularidades), o cinegrafista e diretor de fotografia Sergio Martins; o arranjador e pianista Anderson Erthal, o jornalista Girlan Guilland (assessor de comunicação), arquiteta Jaqueline Asth, secretária Tatiely da Silva Rozalino e a colaboradora Rosária.


O grupo instrumental Tócaz também se apresentou na noite que marcou a inauguração da Cia do Ar.

Arnaldo e a turma do Tócaz Instrumental: noite de pura harmonia

A tela 'A Chegada' (acrílica) de Dirce Montechiari

Com a secretária da Cia, Tatiely da Silva
Girlan, Guilherme Peixoto, Amanda Calixto e Ar.
Ar, ao centro, reuniu familiares e amigos
  
  Com vertentes editorial, fonográfica e audiovisual, a empresa possui o selo editorial GirlamEditores e a editora musical FlamingoEdições, oferecendo desde produção de videoclipes, arranjos para músicos profissionais, partituras para registro na Escola Nacional de Música; edição de músicas (incluindo obtenção do ISRC - International Standard Recording Code); registro de videoclipes e DVDs junto a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para obter o CPB - Certificado de Produto Brasileiro que habilita para participações em vários concursos, além de design gráfico e produções fonográficas e videofonográficas.


A fotógrafa Regina Lo Bianco (d) com o Secretário David Massena


Dalmo Latini (e), da 'Família Crou' fez performance especial e divertida
Colaboradores e parceiros, presentes na inauguração




A arquiteta Jaqueline, o contador Antonio Carlos Asth e Marco Gastim
Arnaldo (c), ladeado por Girlan, Sarah, Ilana, Rosi e Ílan
Foi uma noite de encontros, confraternização e amigos
Anderson Erthal, Gastim e Ar.

Flávia Schumacker e Ilson Junior, ladeando Arnaldo

Rosária, a arquiteta Jaqueline e Marlene (do Escritório Asth)

Arnaldo com as roteiristas do clipe de animação 'Flores da Serra': Izabella Greco e Paula Beatriz de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário